sexta-feira, 10 de julho de 2015

Como configurar o Raspberry Pi como o servidor de backup para Linux e Windows

O Raspberry Pi é uma série de pequenos computadores de placa única. Eles são bastante barato e são bem adequados para a execução de um servidor voip ou servidor de backup. Em fevereiro de 2015, o Raspberry Pi 2 foi lançado. Ele tem mais memória RAM, mais recente cpu e possui 4 portas USB onboard.

 Preço atual para o Raspberry Pi 2 é de US $ 35.-. No entanto, além disso você precisa de algumas outras coisas:




  • cartão microSD: The Raspberry Pi 2 requer um cartão microSD para arrancar a partir. Qualquer deve fazer com 4 GB ou mais.Para o servidor de backup 4 GB deve ser suficiente. Você pode querer obter um que lê rápido.
  • Micro Carregador USB Power: Além disso, você vai precisar de uma fonte de alimentação para ele. Ele é alimentado por uma porta micro USB muito provável que você tenha um carregador em casa de um velho celular que você não precisa mais.
  • Armazenamento USB externa: Uma vez que este é howto sobre como configurar um servidor de backup, você também precisa obter de armazenamento USB externo. Talvez um disco rígido de 512GB externo é o suficiente, talvez você precise de uma unidade de 4 TB. Isso é tudo de acordo com suas necessidades de armazenamento.
  • Carcaça: A última coisa é a caixa. Você não precisa fazer estritamente invólucro, mas se você não usar um, então você vai ter apenas tem toda a mainboard que em algum lugar e é mais suspectible a danos.
Além disso, para recuperar backups do samba o arquivo de configuração de quota está em modo de somente leitura sem quaisquer credenciais necessárias. Se configurado corretamente de acordo com este guia, ele só estará disponível na lan e se recusará a qualquer tentativa de conexão de fora da LAN. Configurando também usuários de samba e credenciais diferentes iria para além do âmbito de aplicação deste método. Há uma abundância de outros tutoriais que explicam isso e poderia ser incorporado facilmente se houver uma necessidade.

Configurando o Raspberry Pi como servidor de backup

Configurando o Raspberry Pi como servidor de backup é a parte "mais" difícil  desde que você primeiro tem que baixar uma imagem e, em seguida, fazer tudo pronto. No entanto, o guia passo-a-passo deve levá-lo através dele.

1. Faça o download Raspian Imagem

Primeiro baixe o atual Imagem Raspian daqui https://www.raspberrypi.org/downloads/

2. o Flash a imagem para o cartão microSD

Depois de baixar a imagem que você vai precisar para flash-lo para o cartão microSD. Uma vez que já são excelentes guias para fora lá para fazer isso, não há nenhum ponto em repetir isso aqui. Melhor seguir o guia aqui

3. Primeiro Boot / Configuração

Depois de ter baixado o Raspberry Pi com a Imagem Raspian, anexar uma tela HDMI para ele e bota-lo. Na primeira inicialização, você será apresentada uma tela de configuração. Essa tela de configuração é bem simples e há algumas coisas que você deve definir.



4. Expandir  o Sistema de Arquivos

Primeiro queremos ter disponível todo o espaço no sdcard. Para os backups que ele não se importa como eles serão armazenados em uma unidade externa de qualquer maneira. No entanto, eu gostaria de ter o espaço disponível. Então, escolha 1 Expand Filesystem ( Expandir Sistema de Arquivos) e, em seguida, você será solicitado com uma notificação que após a próxima reinicialização, o sistema de arquivos será expandido.

5. alterar senha do usuário

Então eu quero alterar a senha padrão para o usuário "pi". Então, selecione 2 Change User Password (alterar senha do usuário) e, em seguida, digite a senha desejada duas vezes, cada vez seguido de Enter. Mais uma vez, você será solicitado com uma notificação de que a senha foi alterada.

6. Console Login

Devemos ter que iremos iniciar com a tela de texto, selecione 3 Enable Boot to Desktop / scratch .Na tela seguinte, selecione Console text console, requiring login (padrão) .

7. Localização

Então eu quero definir o idioma do sistema e outros idiomas disponíveis, layout de teclado etc. Para isso, entrar em 4  Internationalization options . Quando você entra disso, você vai ser apresentado para alterar o idioma idiomas, fuso horário e teclado. Os diálogos são fáceis, então eu não vou entrar em mais detalhes.
Aviso: Se você tiver selecionado em uma dessas opções, você vai acabar na tela de configuração principal novamente.

8. Opções Avançadas

Agora vá para o 8. Advanced Options . Não temos outro monte de coisas que podemos definir. Os três mais importantes são  A2 Hostname , A3 Memória de Split e A4 SSH .

9. Defina o nome do host

O nome do host irá permitir que você acessar o Raspberry Pi por seu nome de host na LAN. Cuidado: Você só pode usar letras e números.Neste exemplo, eu uso como hostname rpi2bu - curto para Raspberry Pi 2 de Backup, mas é tudo até você.

10. Memória de Split

Desde que nós queremos executar este Raspberry Pi como servidor de backup, não quero desperdiçar precioso ram na GPU. Lembre-se: este é um servidor sem cabeça. Portanto, definir a divisão ram para 16MB.

11. Ativar Servidor OpenSSH

Desde que vamos fazer nossos backups com o rsync através de ssh e uma vez que o acesso ssh é bom para a administração remonte do Raspberry Pi, permitem também o servidor OpenSSH no menu de opções avançadas.

11. Concluir e Reiniciar

Então, essas são todas as coisas a ser definidas a partir da tela de configuração e agora você pode selecionar a partir da configuração principal.Uma vez que você fizer isso, o Raspberry Pi é reiniciado e depois de um tempo você será solicitado para as suas credenciais de login.Atualmente, o usuário é pi e a senha é definida o que você tenha criado no passo 5. Também irá mostrar-lhe o endereço IP atual do Raspberry Pi.

12. Update e instalar os pacotes necessários

Para que o Raspberry Pi como servidor de backup que será necessário instalar dois pacotes adicionais: rsync e samba. Rsync é a ferramenta que sincroniza os arquivos de seu computador Windows / Linux e samba, então, fazer os backups disponível na rede (no modo de somente leitura).
Uma vez que existem sempre muitas mudanças e atualizações que vem, primeiro execute:
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
e, depois, instalar os pacotes necessários por:
sudo apt-get install samba rsync
Note: O usuário padrão pi pode executar comandos do sistema como root com o sudo comando. Quando você usa osudo comando será novamente solicitado para sua senha de login. Essa senha também será armazenado em cache por algum tempo, portanto executar dois sudo comandos após o outro só deve acionar uma vez que a entrada de senha.

13. Continue com conexão SSH remoto ou no Raspberry Pi

Os próximos passos pode ser feito no próprio Raspberry Pi ou através de uma ligação de SSH. Eu prefiro conexões ssh e no linux eu só uso Konsole no meu KDE. No Windows, você pode usar Putty ou Kitty

14. Localize e formatar a unidade USB externa

Antes de configurar o servidor de samba, precisamos montar o drive USB externo e criar um usuário de backup. Antes que possamos montar a unidade USB externa, vamos precisar de formatá-lo e sei que é UUID. Portanto, antes de anexar o seu drive USB externo, execute:
ls -al /dev/disk/by-uuid
e ele irá retornar algo parecido com isto:
total 0
drwxr-xr-x 2 root root 100 Mai 19 18:22 .
drwxr-xr-x 6 root root 120 Jan  1  1970 ..
lrwxrwxrwx 1 root root  15 Mai 19 18:22 13d368bf-6dbf-4751-8ba1-88bed06bef77 -> ../../mmcblk0p2
lrwxrwxrwx 1 root root  15 Mai 19 18:22 15CD-3B79 -> ../../mmcblk0p1
Agora conecte o drive USB externo e execute o comando novamente. Você vai ver, o resultado é diferente e há um novo dispositivo lá.
total 0
drwxr-xr-x 2 root root 100 Mai 19 18:22 .
drwxr-xr-x 6 root root 120 Jan  1  1970 ..
lrwxrwxrwx 1 root root  15 Mai 19 18:22 13d368bf-6dbf-4751-8ba1-88bed06bef77 -> ../../mmcblk0p2
lrwxrwxrwx 1 root root  15 Mai 19 18:22 15CD-3B79 -> ../../mmcblk0p1
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Mai 19 18:22 eac53de3-9f06-4e46-999c-684da279298b -> ../../sda1
Isto diz-nos duas coisas. Os novos dispositivos é / dev / sda1 e é uuid é eac53de3-9f06-4e46-999c-684da279298b . Quando você anexar vários dirves então o sda1 pode mudar. Assim, para fins de montagem, mais tarde, vamos usá-lo é UUID que não vai mudar enquanto as partições não sejam alterados ou a partição está sendo formatado - no entanto, que estamos prestes a formatar a partição de um sistema de arquivos adequado.
Antes de podermos usá-lo, nós vamos ter que formatar esta unidade. Eu prefiro ext4, mas algumas pessoas podem preferir o Btrfs para ele é instantâneo e verificações de integridade. A fim de formatá-lo como ext4 basta executar o comando:
sudo mkfs.ext4 / dev / sda1
Aviso: Certifique-se de usar o rótulo de dispositivo adequado caso contrário você pode destruir os dados em um dispositivo diferente.
Como disse, faz com que a formatação para alterar o UUID, bem, então você precisa emitir novamente o comando acima mencionado e tomar nota do novo UUID.

15. Monte a unidade USB externa

A próxima coisa é que nós temos que montá-lo. Aqui você tem que decidir onde você quer montá-lo. I optou por montar a unidade na backup user´s  diretório 's casa. Eu poderia ter montado o como /home  também se eu quisesse. No entanto, se eu tenho vários backups para fazer eu gosto de fazê-los em discos individuais. Assim, um usuário = 1 unidade e a unidade é montada no diretório home do usuário. No Rasperry Pi você pode conectar diretamente quatro dispositivos USB, por isso é fácil de expandir para outro usuário, se necessário. Antes de montá-lo, eu adiciono acordo usuário backup - neste howto eu chamo esse usuário bu . A fim de criar esse usuário, execute o seguinte comando:
sudo adduser bu
Você será solicitado novamente duas vezes para fornecer uma senha para esse usuário.
Uma vez que o usuário é adicionado, você pode montar o disco rígido externo facilmente lá com o seguinte comando:
sudo mount /dev/sda1  /home/bu
No entanto, antes de podermos usá-lo, uma última etapa precisa ser tomada. Você precisa mudar a propriedade da pasta montada agora também para o usuário bu:
sudo chown bu:bu /home/bu
Então, temos montado agora o drive USB externo e definir de acordo com as permissões. Se você executar agora o comando a seguir você vai ver, que /dev/sda1 é montado em /home/bu
df -h
Filesystem      Size  Used Avail Use% Mounted on
rootfs           15G  2.4G   12G  18% /
/dev/root        15G  2.4G   12G  18% /
devtmpfs        484M     0  484M   0% /dev
tmpfs            98M  236K   98M   1% /run
tmpfs           5.0M     0  5.0M   0% /run/lock
tmpfs           195M     0  195M   0% /run/shm
/dev/mmcblk0p1   56M   19M   37M  34% /boot
/dev/sda1       2.7T  260M  2.6T   1% /home/bu
Como eu já tenho alguns dados de teste na unidade USB externa mostra que eu já tenha usado 260MB. Em uma nova unidade que deve ser zero.

Drive USB externo 16. Mount na inicialização

Tudo parece certo, mas após uma reinicialização, o drive USB externo não está mais montado. Normalmente você teria apenas que adicionar uma entrada ao /etc/fstab , mas há um problema com a inicialização de forma rápida e detecção de USB ser demasiado lento .A solução é bastante fácil.
Edit: /boot/cmdline.txt
e você verá que há uma linha que contém:
dwc_otg.lpm_enable=0 console=ttyAMA0,115200 console=tty1 root=/dev/mmcblk0p2 rootfstype=ext4 elevator=deadline rootwait
Basta adicionar rootdelay = 10 a ele para que ele se parece agora:
dwc_otg.lpm_enable=0 console=ttyAMA0,115200 console=tty1 root=/dev/mmcblk0p2 rootfstype=ext4 elevator=deadline rootwait rootdelay=10
Próximo editar /etc/fstab
e adicione ao final desse arquivo
Defaults UUID = eac53de3-9f06-4e46-999c-684da279298b /home/bu ext4 0 2
É claro que usar o seu próprio UUID em vez de um dado no exemplo acima.
Então, agora temos assegurado que o USB externo impulsiona montagens em / home / bu mesmo após uma reinicialização. Se você conectar mais de um dispositivo usb, que eu nunca testei, e você percebe que eu não adiciona corretamente todos eles, então talvez estender rootdealy para mais de 10.

17. Configure Samba

Em seguida, vamos configurar samba para que ele irá fazer todos os backups disponíveis na rede. Samba é um daemon que atua fornece compartilhamentos de rede que também podem ser acessadas através do Windows usando o protocoll SMB.
Basta editar /etc/samba/smb.conf e substituir o contexto do arquivo de configuração com esta:
[global]

   workgroup = WORKGROUP
   server string = %h server
;   wins support = no
;   wins server = w.x.y.z
   dns proxy = no
;   name resolve order = lmhosts host wins bcast
   name resolve order = bcast lmhosts host wins

    socket options = TCP_NODELAY IPTOS_LOWDELAY SO_KEEPALIVE

;   interfaces = 127.0.0.0/8 eth0
;   bind interfaces only = yes

   hosts allow = 127.0.0.1, 10.0.0.0/24
   hosts deny = 0.0.0.0/0

   log file = /var/log/samba/log.%m
   max log size = 1000
#   syslog only = no
   syslog = 0
   panic action = /usr/share/samba/panic-action %d

   security = user
   encrypt passwords = true
   map to guest = bad user
   guest account = bu

#   valid users = root

#======================= Share Definitions =======================

[Backup]
        comment = Backup Share
        path = /home/bu
        read only = yes
        guest only = yes
        guest ok = yes
        hosts allow = 127.0.0.1, 10.0.0.0/24
        force user = bu
        force group = bu
        hosts deny = 0.0.0.0/0
Para garantir que nada é vazada fora da lan, Eu defini na seção global para negar todos os endereços IP e permitir apenas localhost assim como a lan. Eu uso 10.0.0.x para o meu lan. Provavelmente você usar 192.168.0.0 , então alterar este acordo.
Também na seção global você vê que a conta de convidado é o bu do usuário e na participação real que você pode ver que os hóspedes têm acesso e que ele é lido apenas o acesso.
Salve e saia do arquivo e reinicie o samba:
sudo restart /etc/init.d/samba
Com isso, nós estamos sem terminar de configurar os serviços.

18. Arquivo de Controle de Backup no Raspberry Pi

Criar e editar a /home/bu/backups.sh e preenchê-lo com o seguinte conteúdo:
#!/usr/bin/env bash

basePath="/home/bu"

action="${1}"

function checkMonth ()
{
        now=$(date +"%Y-%m")
        last=$(<checkMonth.txt)
        if [[ ${now} != ${last} ]]
        then
                # New Month
                mkdir -p "${basePath}/current/"
                rm -Rf "${basePath}/current/"*
                echo "${now}" > "checkMonth.txt"
        fi
}



function makeHardlink ()
{
        # Make hardlink copy
        now=$(date +"%Y-%m-%d_%H-%M")
        mkdir -p "${basePath}/old/${now}"
        cp -al "${basePath}/current"* "${basePath}/old/${now}"
}



function checkFree ()
{
        # Check if old files need to be deleted
        freeSpace=$( df -P | grep "${basePath}" | awk '{print $4}' )
        curUse=$( cd "${basePath}/current" | du -s | awk '{print $1}' )
        estUse=$(( curUse * 2 ))

        echo "${freeSpace} - ${curUse} - ${estUse}"

        while [[ ${freeSpace} -le ${estUse} ]]
        do
                echo "Not enough space... removing old backups..."
                IFS= read -r -d $'\0' line < <(find "${basePath}/old" -type d -maxdepth 1 -printf '%T@ %p\0' 2>/dev/null | sort -z -n)
                oldDir="${line#* }"
                rm -Rf "${oldDir}"
                freeSpace=$( df -P | grep "${basePath}" | awk '{print $4}' )
                echo "${freeSpace} - ${curUse} - ${estUse}"
        done
}



case ${action} in

        newMonth)
                        checkMonth
                        ;;
        hardLink)
                        makeHardlink
                        checkFree
                        ;;
esac
Este roteiro tem duas finalidades. Ele deve ser executado antes e depois de cada backup.
O checkMonth função irá ver se há um novo mês desde o último backup. Como você sabe, disco rígido pode ser danificado ou melhor, algumas partes dela pode falhar. Se isso acontecer, você não pode acessar os arquivos de dados nos sectores corrompidos novamente. No entanto, a criação de um everytim backup completo requer uma grande quantidade de espaço em disco. Para economizar espaço em disco, eu hardlink backups, ou seja, eu só escrevo o sistema "index" arquivo arquiva um novo que apontam para os mesmos dados. Portanto, se o setor de dados fica corrompido, o arquivo não pode mais ser recuperado para todo o arquivo hardlinked como eles apontam para os mesmos dados. A fim de minimizar esse risco, posso garantir que a cada mês um novo conjunto de backup completo é escrito. Isso vai comer no seu espaço de armazenamento. Por exemplo, se você tiver dados de 400 GB, o que significa no mês 1 vai usar 400 GB + arquivos alterados. No mês 2 vai usar outro 400 GB + arquivos alterados etc.
Isto também significa que a primeira sincronização e a primeira sincronização em um novo mês vai levar um longo tempo. Todos os outros são rápidos.
O makeHardlink função vai realmente criar a cópia hardlink do último backup. Uma cópia hardlink requer quase nenhum espaço e em um backup, somente novos arquivos são gravados de novo. Também em combinação com a cópia hardlink eu executar o CheckFree função.
A CheckFree função verifica o espaço livre do /home/bu . Ele também verifica o tamanho usado pelo último backup. Se o espaço livre é menor do que o dobro do que o último backup, então ele vai começar a remover os backups antigos até que ele tem espaço duas vezes maior que livre novamente. Eu tendo a pensar se você já tem 400 GB de dados que você deseja fazer backup, é pouco provável que no próximo dia / próxima vez backup que você vai ter mais do que 800 GB.
Juntos, isso significa, que você pode usar este mecanismo de backup "para sempre". Ele irá auto-remover backups antigos se o espaço livre fica muito pequena.
Depois de salvar esse script e torná-lo executável alterar a propriedade para o usuário bu:
sudo 0755 /home/bu/backups.sh 
sudo chown bu: bu /home/bu/backups.sh
É isso aí do lado do Raspberry Pi.

Fazer backups para o Rasperry Pi de Linux

Para fazer cópias de segurança para o Raspberry Pi você só precisa adicionar o usuário atual (ou raiz se desejar) para a conta de usuário de backup Raspberry Pi.
Eu suponho que você tem um cliente ssh já instalado e que você tem uma chave pública que você pode usar. Eventualmente, você precisa instalar primeiro rsync.

19. Criar uma chave ssh pública

Se você não tem a chave pública até aqui, criar um:
ssh-keygen -t rsa -b 4096 -C " user@domain.tld "
Claro substituí-lo com seu e-mail ou preencher qualquer coisa, se você quiser.

20. Copie a chave ssh pública para o usuário de backup Rasperry Pi

Em seguida, você precisa copiar a chave pública para a conta de usuário de backup Raspberry Pi:
ssh-copy-id ~ / .ssh / id_rsa.pub bu @ rpi2bu
Substitua bu e rpi2bu com seu usuário backup real e hostname. Se por algum motivo o Raspberry Pi não pode ser detectado por seu nome de host, use seu endereço IP.

21. Criar script de backup no ambiente de trabalho

Agora que podemos acessar o Raspberry Pi, sem necessidade de fornecer uma senha, precisamos de um script pequeno que faz o backup.Criar um backup.sh no ambiente de trabalho.
Editar ~ / Desktop / backup.sh "e adicione
#!/usr/bin/env bash

# Check for new month
ssh bu@rpi2bu '/home/bu/backups.sh newMonth'
# Run rsync backup
rsync -avzpH  --partial --delete ~/ bu@rpi2bu:/home/bu/current/
# Make backup and check regarding free space
ssh bu@rpi2bu '/home/bu/backups.sh hardLink'
Em seguida, torná-lo executável:
chmod 0755 ~ / Desktop / backup.sh
E é isso - é claro, não se esqueça o conjunto hostname acordo para o Raspberry Pi e alterar o usuário se você usar algo diferente.

Fazer backups para o Rasperry Pi a partir do Windows

No Windows, é um pouco mais difícil uma vez que todas essas ferramentas agradáveis ​​* nix estão faltando. Especialmente ssh e rsync. No entanto, a solução aqui é simples de instalar cygwin com embalagens de acordo.

22. Baixar Cygwin

Primeiro, precisamos baixar e instalar o cygwin. Baixá-lo aqui . O mais provável é que você deseja usar a versão de 64-bit.

23. Instalar Cygwin com os pacotes necessários

Quando o instalador Cygwin download terminar, execute-o. Em seguida, você será solicitado para um par de entradas. Dê entrada de acordo com a lista abaixo:
Choose A Download Source -> Install from Internet
Select Root Install Directory -> C:\cygwin
Local Package Directory -> C:\Users\\Downloads (leave default)
Select Your Internet Connection -> Direct Connection
Chose A Download Site -> Select a download site that's close to you

Depois disso você vai ser apresentado com a caixa de diálogo Select Packages. Aqui é importante para selecionar rsync e OpenSSH . Melhor você pode filtrar a lista com a Pesquisa de caixa. Basta digitar rsync e então você vai encontrá-lo na Net pasta. Clique nele e, em seguida,Bin? coluna deve ser verificado agora. Repita esse procedimento para openssh .
Depois ele vai começar a baixar todos os pacotes e instalá-los. Desde que vai baixar um monte de * nix ferramentas que vai demorar um pouco.

24. Criar uma chave ssh publich

Após a instalação do cygwin incluindo rsync e openssh você vai ter uma nova entrada "Cygwin" no seu menu iniciar. Dentro dessa entrada que você encontrar o link para o Terminal Cygwin. Executar este e um terminal será aberta. No terminal, criamos a chave ssh pública emitindo este comando:
ssh-keygen -t rsa -b 4096 -C " user@domain.tld "
Claro substituí-lo com seu e-mail ou preencher qualquer coisa, se você quiser.

25. Copie a chave ssh pública para o usuário de backup Rasperry Pi

Em seguida, você precisa copiar a chave pública para a conta de usuário de backup Raspberry Pi:
ssh-copy-id ~ / .ssh / id_rsa.pub bu @ rpi2bu
Substitua bu e rpi2bu com seu usuário backup real e hostname. Se por algum motivo o Raspberry Pi não pode ser detectado por seu nome de host, use seu endereço IP.

26. Criar script de backup no ambiente de trabalho

Agora abra seu editor de texto e digite o follwing:
REM Just a little script for making backups

REM Check if it's a new month
c:\cygwin\bin\ssh.exe bu@rpi2bu '/home/bu/backups.sh newMonth'
REM Make backup with rsync
c:\cygwin\bin\rsync -avzpH  --partial --delete -e "c:\cygwin\bin\ssh.exe" /cygdrive/c/Users bu@rpi2bu:/home/bu/current/
REM Make hardlink copy and clean up space if necessary
c:\cygwin\bin\ssh.exe bu@rpi2bu '/home/bu/backups.sh hardLink'
Salve este arquivo como backup.bat
em seu desktop (ou qualquer outro local).
É importante que a extensão do arquivo é .bat para que o Windows irá executá-lo.
Se você instalou o Cygwin para qualquer outra pasta, forneça o caminho de acordo (por padrão ele usará c: \ cygwin64 para a instalação de 64 bits). Alterar também o nome do host e backup usuário Raspberry Pi se você usou algo diferente.
Quando você clica agora o arquivo backup.bat em seu desktop que vai abrir um terminal e fazer o backup. Você também pode executá-lo a partir do comando do Windows (cmd.exe) para que ele não irá dar auto-fechar quando ele é feito.

Verificando os backups

Basta fazer backups é apenas metade do negócio. Você precisará verificar que (a) backups foram feitas e (b) você pode usá-los para restaurar as coisas se necessário.
Para fazer este simples, nós configuração samba earilier. Se configurado corretamente, se você verificar o ambiente de rede, então você deve ter um computador servidor nomeado / rpi2bu no seu bairro. No Windows Explorer apenas aberto, vá para Rede e esperar 2-3 segundos para ele para mostrar-se. No Linux, por exemplo, em Dolphin, basta clicar sobre a rede ícone na barra lateral lugares. Você pode então entrar nesse computador / servidor sem credenciais e, em seguida, mostrar-lhe um compartilhamento chamado de backup . Quando você entrar nesse compartilhamento, você verá duas pastas atuais e antigos e dois arquivos backups.sh e checkMonth.txt . Você pode copiar os arquivos de volta para o seu computador, mas desde que o samba está configurado como somente leitura, você não pode excluir os arquivos.
Então copiar alguns arquivos de volta para o seu computador e verificar se eles correm ok. Se eles fizerem isso, você fez com sucesso um backup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

bobox

Blogger news