quarta-feira, 4 de março de 2015

Redes Heterogêneas

Redes heterogêneas

Todo ambiente de rede precisa armazenar informações para possibilitar o seu gerenciamento (autenticação, grupos de usuários, permissões, cotas de armazenamento e impressão, compartilhamentos e etc.). Hoje em dia, a maioria das grandes organizações possui ambientes de rede heterogêneos, com várias plataformas presentes (Linux, Windows, Solaris…) e com redes virtuais fisicamente conectadas, muitas vezes distribuídas geograficamente. Um exemplo de organização desse tipo é a Universidade de São Paulo, que possui uma grande rede de dados interconectando todos os seus campi, espalhados pelo estado.
Figura 1.1. Exemplo de serviços em uma rede heterogênea
Exemplo de serviços em uma rede heterogênea
Esse exemplo ilustra uma rede heterogênea composta de um ambiente Windows e um ambiente Linux. Apesar de ambos os ambientes estarem fisicamente conectados (utilizando a mesma infra-estrutura), não existe comunicação entre os serviços e a informação usada para administrar os recursos não está sendo compartilhada.
Um problema decorrente desse tipo de implantação é que para cada plataforma ou para cada rede local virtual existente no ambiente de rede (rede física), é necessário suprir essas mesmas informações de gerenciamento. Se não for adotada uma boa solução de gerenciamento, podem surgir problemas decorrentes da replicação desses dados. Os principais são: redundância, falta de sincronia nas informações, dificuldade de organização, maior custo no suporte e falta de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

bobox

Blogger news